Oferecimento:

Leitor 5.0: conheça como melhorar o conteúdo da sua empresa

Leitor 5.0: conheça como melhorar o conteúdo da sua empresa

Para atingir um público com os conteúdos da sua empresa é preciso entender quem você busca. Você conhece o leitor 5.0?
Homem usa smartphone e notebook

Navegue pelo texto

Melhorar o conteúdo é sempre necessário. Mesmo que já esteja em um nível bem alto, sempre há como fazer melhorias. A grande questão para isso é entender o que é conteúdo no contexto do marketing digital e quem é o receptor da mensagem que estamos enviando?

Parece complicado? Bom, o entendimento desse conceito passa pelas teorias da comunicação tradicional e vai até o entendimento do mundo em que vivemos hoje. O meio digital mudou a forma como consumimos produtos e serviços. Como não mudaria a forma como consumimos conteúdos?

É dentro do mundo digital que nasce o conceito de leitor 5.0. Entender quem é e como age esse tipo de consumidor pode ser a chave para estratégias de marketing e, é claro, para melhores vendas.

Venha com a gente entender como isso funciona.

  • Entenda o SEO e o poder que ele tem para atrair potenciais clientes.

Macluhan, o meio, a mensagem e a aldeia global

Qualquer estudante de comunicação conhece Marshall McLuhan. O autor, nascido em 1911 no Canadá foi quem cunhou o termo “aldeia global”. Mas o que é isso?

Mcluhan diz em sua obra que “o meio é a mensagem”. Para ser mais claro, ele defendia que os meios de comunicação são uma extensão do corpo humano, e é a partir daí que entendemos uma mensagem. Parece complicado?

Experimente observar qualquer dala de espera hoje em dia e perceba que as velhas revistas ficam paradas, enquanto as pessoas navegam por conteúdos nos seus celulares nas palmas de suas mãos. O meio nunca foi tão incorporado, de forma quase literal, ao corpo.

Isso é poderoso!

Outro conceito cunhado por Macluhan foi o de “Aldeia Global”. Ser isso te faz lembrar a internet, não é por acaso.

Quem é o leitor 5.0?

À medida em que a tecnologia evolui, a nossa forma de consumir conteúdo também evolui. Se antes nós, a humanidade, tínhamos pouquíssimas fontes de informação, hoje somos sufocados por uma imensidão de conteúdos. O “meio” mudou e nós estamos mudando na mesma medida

Pensando assim, é possível observar quatro grandes saltos de evolução do leito enquanto consumidor de conteúdo. Note, que a tal “Aldeia Global” prevista por McLuhan vai se tornando a cada salto de tecnologias, uma realidade.

  • Leitor 1.0, recebe a informação que lhe é oferecida. Vive em um mundo com poucas opções de comunicação. Esse é o leitor/ consumidor de informação, dos tempos dos primeiros jornais escritos. Vale aqui um dado histórico: o primeiro jornal editado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808;
  • Leitor 2.0, passa a ter poder de escolha. Ele é impactado pela criação de mais jornais e até prelo início do rádio. Outro dado histórico: a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil é de 1922;
  • Leitor 3.0, se sente representado por um (ou mais) veículos. Agora há mais rádios, jornais, o cinema se torna mais polar e surge a televisão. Começamos a receber, em especial via TV e cinema, maior influência de outros países, em especial a cultura norte-americana. Detalhe, a primeira transmissão de TV no Brasil foi em 1950.
  • Leitor 4.0, começa a experimentar o meio digital, ainda que de forma mais tímida. Ainda vive em um mundo 3.0, mas já pisa no terreno 5.0. Começa a experimentar acesso à internet WAP no celular e já tem até perfil no Orkut. A internet comercial no Brasil surgiu em 1995.
  • Leitor 5.0, vive em um mar de informações. É bombardeado o tempo todo com notícias e, por isso quer fazer a escolha do conteúdo que consome. Já nasceu em um ambiente digital e tem dificuldades até em pensar em como era o mundo sem toda essa carga de conteúdos.

Por que é importante conhecer o leitor 5.0 e melhorar o conteúdo?

O marketing digital não é um fim, ele é um meio pelo qual buscamos melhores resultados de venda. O profissional dessa área não cria conteúdo apernas para informar. Ele tem um objetivo, que é atingir um leitor que, no futuro, pode se tornar um cliente de um determinado produto ou serviço.

Para completar essa missão, o criador de conteúdo precisa entender com quem está falando e, assim completar a comunicação. Para conversar com o Leitor 5.0 é preciso superar barreiras, encarar a competição e, finalmente, fazer a entrega do melhor conteúdo.

Se Marshal Mcluhan dizia que o meio é a mensagem, mais do que nunca precisamos mergulhar na internet para captar a atenção do nosso leitor e completar a missão de comunicar.

Quer vender mais no digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui