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Se você não está crescendo, está morrendo

Se você não está crescendo, está morrendo

Li esta frase pela primeira vez no livro "Os segredos da mente milionária" de T. Harv Eker, autor norte-americano que veio para um evento em 2015 onde estive presente. Com a explicação no livro e ali ao vivo, pelas próprias palavras do autor-palestrante pude compreender que essa frase explica a natureza, explica a nossa vida e explica os nossos negócios. Isso foi em 2015 e já passaram 8 anos. De lá pra cá eu vivi tendo consciência dessa verdade, mas confesso que pouco agi diante dela com regularidade. E estou falando de negócios, da empresa.
Se você não está crescendo, está morrendo (nos negócios).

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Li esta frase pela primeira vez no livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker, autor norte-americano que veio para um evento em 2015 onde estive presente. Com a explicação no livro e ali ao vivo, pelas próprias palavras do autor-palestrante pude compreender que essa frase explica a natureza, explica a nossa vida e explica os nossos negócios. Isso foi em 2015 e já passaram 8 anos.

De lá pra cá eu vivi tendo consciência dessa verdade, mas confesso que pouco agi diante dela com regularidade. E estou falando de negócios, da empresa.

Sua empresa está crescendo ou morrendo?

Eu sabia que precisava crescer, mas necessariamente não cresci. Muitas vezes fiquei estagnado, acomodado, porque dá trabalho crescer. Muito trabalho. Olhando de fora parece que a natureza cresce “naturalmente” e sem qualquer esforço, mas há sim um grande trabalho interno para ela crescer, consumo de energia, e essa regularidade.

Hoje além da consciência eu tenho a motivação diária para buscar esse crescimento, que precisa ser bem pensado, planejado, organizado. É preciso pensar nesse crescimento todos os dias, e ao mesmo tempo ter paciência porque o jogo dos negócios é de médio e longo prazo (como citei sobre o marketing digital em outro artigo, recomendo que leia).

Além do trabalho no negócio – de executar aquilo que você se propõe na sua empresa – você tem o trabalho de pensar no crescimento do negócio. Pensar, planejar e executar esse crescimento. Não pode deixar “as coisas acontecerem”, você define, coloca o plano em ação, estrutura cada área do seu negócio, pensa em cada detalhe e como quer que as coisas aconteçam e se consolidem no futuro. Sendo mais claro, você elabora um plano estratégico e tático.

Medo do crescimento?

Parece estranho pensar isso mas eu percebo que muitos empresários tem medo do crescimento. Tem medo de dizerem que querem crescer, medo de serem ambiciosos, de expressarem em suas visões onde realmente sonham em chegar. Talvez por medo de se frustarem (caso esse crescimento não chegue no prazo estabelecido), talvez por vergonha daqueles que vão criticar (muitas vezes pessoas da própria família) ou ainda apenas por medo do risco.

Sem imaginação e sonho não tem como planejar o crescimento do seu negócio. É com imaginação e sonho, e com aprofundamento no seu negócio e no mundo dos negócios que virá a criatividade para tornar o seu negócio grandioso. Você precisa abrir os olhos para o mercado, para as oportunidades, para os negócios concorrentes e criar o seu posicionamento estratégico único.

Você precisa arriscar, assumindo os riscos calculados. Você precisa ter ambição, e não ganância. Você precisa imaginar e sonhar, para poder realizar.

Persistência, consistência e tédio

Para chegar no destino que definiu para o seu negócio – sua visão – você precisa conviver com esses três fatores: persistência, consistência e tédio.

Persistir é não desistir. É acreditar em você, na sua capacidade, no modelo de negócio que construiu, no plano que elaborou detalhadamente. É seguir em frente apesar dos problemas (eu gosto de chamar os problemas de desafios), é enfrentá-los um a um, é passar por eles, superá-los. Eles sempre existirão em sua jornada, o ponto em questão é o quanto eles te afetarão e te impedirão de seguir em frente.

T. Harv Eker tem outra explicação interessante sobre o enfrentamento dos problemas. Ele diz que se você é nível 3 e seu problema é nível 8, provavelmente esse problema te afetará muito e você não conseguirá superá-lo. Mas se você é nível 9 para um problema nível 6, provavelmente você o enfrentará com grande facilidade. Você não pode controlar o nível (tamanho) do problema, mas você pode definir o nível de sua capacidade.

Consistência é regularidade. Tendo um plano claro e detalhado, execute-o diariamente, sem falha. Se diariamente você tem uma tarefa, não falhe. Se semanalmente você deve analisar o fluxo de caixa, não falhe. Aquilo é que para ser feito todos os dias, todas as semanas, todos os meses, deve ser feito. Depois de um tempo, mesmo que não perceber seus efeitos, continue fazendo. Logo os resultados virão.

Conviva com o tédio. Esse eu demorei para aprender. E falar em tédio parece que isso se contrapõe a inovação, a criatividade, mas não é. Determinadas coisas acontecerão, aparecerão como resultados, depois de você trabalhar com persistência e consistência, mas elas podem demorar mais do que você gostaria. Um negócio não se constrói em um ano, mas em dez anos.

Aprender a conviver com o tédio é importante em um mundo de pura dopamina, a cada vídeo curto e instantâneo do Instagram ou do Tiktok com uma novidade, uma notícia, uma ideia. Executar o plano do negócio não é tão glamuroso assim, tem picos, tem momentos realmente incríveis, mas no geral é enfadonho.

Queremos empresas que buscam o crescimento

Empresas e seus empresários. São os donos que buscam esse crescimento, e são eles que queremos. Este artigo é uma convocação, um chamado, para aqueles empresários que entenderam o jogo dos negócios e estão buscando o crescimento de suas empresas.

É com eles que queremos falar, conversar, interagir. É para eles que estamos construindo esta comunidade, e para seus principais executivos que estão engajados nessa visão de crescimento. É por eles que investiremos tempo, energia e recursos para evoluirmos e assim construir uma comunidade que pensa e fala em crescimento como essência de todo negócio de sucesso.

Estamos só no começo, e aos poucos vamos nos aprimorando, mas precisamos de você. O que acha?

Quer vender mais no digital?

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