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Bem-vindo ao Wrexham e ao marketing de celebridade

Bem-vindo ao Wrexham e ao marketing de celebridade

Saiba como o marketing de influência transformou um time amador do País de Gales em uma locomotiva de vitória. E pode também impulsionar os seus resultados!
A jornada do Wrexham mostra como é poderoso o marketing de conteúdo.

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O que o marketing de influência do Wrexham tem a ver com você? Bom, é fácil pensar que a sua empresa não tem nada a ver com um pequeno clube de futebol do País de Gales. Afinal, você provavelmente não dirige um time e nem está na Grã-Bretanha.

Contudo, na nossa sociedade digital e no atual mundo globalizado, o case criado lá do outro lado do oceano pode ser uma luz em como você está usando o marketing digital e suas potencialidades.

Quer entender como? Vamos nessa!

Wrexham? Nunca ouvi falar!!!

Eu sou um copywriter que, além de ser um apaixonado pelo marketing digital, também ama o futebol. De fato, trabalho com comunicação há mais de vinte anos, movido pelo amor ao esporte. Tanto que militei por anos no jornalismo esportivo antes de me dedicar a essa nova área.

Não perco um jogo do Coringão, meu time de coração, mas acompanho com muita atenção o futebol tanto no Brasil quanto no exterior. R nunca tinha ouvido falar do Wrexham até pouco tempo atrás.

Mas isso mudou e foi graças a um hack (entenda o temo Hack como uma sacada genial). É aí que entra na história o marketing de influência. 

Quem afinal é o Wrexham?

O Wrexham AFC é o clube mais velho do País de Gales e um dos mais antigos do mundo. Ele nasceu em 1864, na cidade galesa de Wrexham. Nunca foi uma potência, mesmo no futebol local, e tem um estádio acanhado, para apenas 10.500 torcedores.

Um time desses hoje em dia não tem nem de longe o potencial financeiro para encarar qualquer clube médio no Reino Unido. Lá, até clubes pequenos tem orçamentos gigantes, e isso faz toda a diferença na qualidade do futebol.

Como crescer então? A partir do marketing. E a sacada foi dos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney.

Duas celebridades e um salto para o futuro

Ryan Reynolds é uma super estrela de Hollywood, estrela das mais bem pagas e estrelou filmes como Deadpool, entre tantos outros. O nome Rob McElhenney talvez não seja tão famoso, mas o ator já esteve em séries como Lost e Game of thrones. Não é pouca coisa.

A dupla resolveu comprar o Wrexham AFC em 2021. O clube estava cheio de dívidas e, em meio à pandemia, prestes a fechar as portas.

De início, a dupla investiu algum dinheiro do próprio bolso e começou a contar, via redes sociais. A história desse investimento, o dia a dia do clube, interação nas redes e um trabalho bem feito. Isso atraiu mais interessados e, é claro, mais dinheiro.

Em 2022, foi lançada uma série documental chamada “Bem-Vindos ao Wrexham”. Ela conta a história de McElhenney e Reynolds como empresários do futebol, e seus esforços para que o clube fosse reerguido.

Duas celebridades, super influenciadores globais e uma boa história. Sacou o que é o marketing de celebridades?

Resultados do marketing de celebridade

O investimento na dupla foi de cerca de 2 milhões de libras (cerca de R$ 15 milhões, na cotação da época) em um clube praticamente falido e desconhecido.  De lá para cá:

  • Passou de 1 milhão de seguidores nos principais canais de mídia digital – TikTok, Twitter, Instagram, Facebook e YouTube;
  • A série “Bem-vindo ao Wrexham” é um sucesso global na plataforma de streaming Star+;
  • Tem amistosos marcados contra os poderosos Manchester United e Chelsea nos estados Unidos;
  • Registrou um faturamento de quase 6 milhões de libras (cerca de R$ 37 milhões) na temporada 2022/ 2023.
  • Foi parar no game Fifa 23, um dos principais simuladores de futebol da indústria dos games
  • É, de longe, o favorito para conquistar o acesso para a terceira divisão inglesa na próxima temporada;

Todos esses resultados foram alcançados até maio de 2023, quando esse artigo foi escrito. Dependendo de quando você estiver lendo esse artigo, certamente o time foi ainda mais longe!

O que o marketing de influência pode fazer por você?

São poucas as empresas do mundo com dinheiro para contratar uma dupla dessas. Mesmo assim, a lição Wreham com o marketing de influência mostra que há resultados que você pode buscar.

Na sua cidade, ou na sua região, há influencers que atuam nas principais redes sociais. Faça um mapeamento de quem são e qual é o público que eles atingem. O investimento em uma parceria com esses profissionais pode estar bem em conta em relação ao que eles podem oferecer.

O marketing de influência tem suas bases na confiança e no engajamento entre um comunicador e o seu público. Assim, se esse influenciador divulga uma marca (como a sua), ou uma ideia (como no caso do Wreham), a chance de atingir um grande público é enorme!

Quer vender mais no digital?

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