As redes sociais estão aí e o Brasil é fã delas. Somos um dos países que mais consomem conteúdos no Facebook, Instagram, Tik Tok, WhatsApp (sim, o WhatsApp também é uma rede social!), entre outras. Sendo assim, traçar estratégias para a criação de conteúdo nas redes sociais é caminhar ao encontro desse grande público.
No entanto, quando falamos em estratégia, significa planejamento em busca de objetivos. Aí que a coisa pode se complicar. Como funciona esse planejamento? Quais os objetivos que podemos atingir?
Otimizar a sua presença nas redes sociais é algo que você sonha? Certamente não é o único.
A má notícia é que as plataformas são selvagens, com uma alta concorrência em busca da atenção e do engajamento do público. A boa, é que há conceitos que podem ser de grande valia nessa hora.
Vamos entender melhor?
Passo 1 – Conteúdo é comunicação
O primeiro passo na criação de uma estratégia eficiente se aprofundar em um conceito básico da teoria da comunicação. Existe um emissor da mensagem, um meio de comunicação e um receptor.
Pode parecer óbvio, mas esse é um objeto de estudos dos mais estudados em uma faculdade de comunicação. Vamos por partes
- O emissor, no caso da estratégia de conteúdo nas redes sociais, é você, a marca;
- O meio de comunicação é plataforma em é feito cada post;
- O receptor da mensagem é o público que você pretende atingir.
Perceba que é preciso definir bem quem é a marca (o emissor). Como ela “fala” em cada rede social, como se comporta?
Diferentes redes sociais (o meio de comunicação) têm diferentes públicos. Entender cada um deles é fundamental na criação das estratégias. Há, inclusive, a possibilidade de personalizar a comunicação com cada um desses públicos.
Passo 2 – Conteúdo é meio, e não fim
Imagine um empresário do e-commerce que tem presença nas principais redes sociais que conhecemos. Ele tem uma equipe que todos os dias cria os mais diferentes conteúdos e já conquistou um bom engajamento com um determinado público.
Agora responda: por que ele faz isso?
A resposta não está na criação de um conteúdo relevante e nem na busca por engajamento. O objetivo do marketing é propiciar obtenção de leads e, no fim das contas, o que ele quer é vender mais.
Assim, o conteúdo não é um fim, e sim um meio para a obtenção de melhores resultados. O que conta não é a quantidade de curtidas, mas sim algo mais palpável. Afinal, o nosso empresário de e-commerce não acorda com o objetivo de criar conteúdo. O que ele quer é mais e melhores vendas.
Passo 3 – O bom comunicador tem que saber ouvir
Diga uma coisa… O seu smartphone está perto de você? Posso apostar que a resposta é sim. Muito provavelmente você está lendo esse conteúdo na telinha do celular.
Não é segredo quer o seu público age exatamente da mesma forma. O aparelho hoje é quase como uma extensão do nosso corpo e nos acompanha o tempo todo. E quando vamos consumir conteúdo as redes sociais têm um papel pra lá de importante.
Acontece que a tecnologia nos permite não só receber conteúdo, mas também interagir. E mais um detalhe: estamos mais impacientes. Quando interagimos, queremos ser ouvidos. E de forma rápida.
Dessa forma, não basta criar conteúdo, é preciso entender que o público espera ser ouvido. Saber responder nas redes sociais é tão importante quanto criar bons conteúdos.
Hoje é possível fazer isso 24/7, a partir de inteligência artificial. A maior parte das questões pode ser respondida via chatbots por um preço bem em conta. Quando o robô não consegue responder, ele avisa a um responsável humano. Simples assim e sem demora para o público
Passo 4 – Por trás da tela há dados. Muitos dados!
Não há estratégia de conteúdo sem a compilação de dados. Hoje, qualquer plataforma oferece as mais diversas informações.
Há como saber quem está acessando o seu conteúdo, onde ele está, o que está procurando, de onde ele veio, quanto tempo ele passa navegando no canal, e muito mais. Entender cada uma dessas métricas dá subsídios ao gestor de conteúdo traçar estratégias cada vez mais eficientes.
Há ainda a possibilidade de fazer um trabalho de remarketing. Você já deve ter pesquisado um produto ou um serviço nas redes sociais e, pouco depois, percebeu que o objeto da sua pesquisa te persegue por um tempo, aparecendo em propagandas durante a sua navegação. O mais difícil é atrair a atenção do público. Uma vez que ela é conquistada, agarre-a!
As métricas também possibilitam o entendimento do quanto está rendendo cada mensagem. Assim, temos uma diretriz bem objetiva do conteúdo que realmente funciona e daquele que acaba não atraindo o público.
Indo um pouco além, os dados nos permitem traçar estratégias precisas de investimentos nesse ou naquele canal, otimizando a utilização dos recursos, tanto financeiros quanto humanos.
Que tal começar a sua estratégia hoje mesmo? Responda ao formulário abaixo e vamos conversar para que os seus resultados possam começar a melhorar desde já.