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Do like à venda: conteúdo para pavimentar a jornada do seu cliente

Do like à venda: conteúdo para pavimentar a jornada do seu cliente

Nossas viagens são muito mais seguras e eficazes em estradas de alto nível. Da mesma forma, o conteúdo de excelência é o pavimento perfeito para uma jornada do cliente mais satisfatória, da percepção do problema até a compra.
O marketing de conteúdo passa pelas redes sociais, mas vai muito além

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Muito se fala hoje em dia na importância de oferecermos uma boa jornada de compra para cada cliente. Foi-se o tempo o importante era apenas fechar um negócio. Hoje sabemos que a maneira como fechamos cada transação é ainda mais importante. Do like a venda, o caminho deve ser de excelência. E o conteúdo é fundamental para isso.

A palavra jornada remete a movimento, é começar em um ponto X para chegar a um ponto Y. Quando nos locomovemos isso acontece de maneira muito eficaz em um terreno estável.

Pois esse é o ponto. A jornada do cliente tem um pavimento bem claro: o conteúdo que oferecemos.

Quer entender melhor? Vamos nessa!

A jornada mais eficaz do cliente  

Não é comum que um potencial cliente tenha um problema para o qual o nosso produto ou serviço seja a solução, mas ele nem sabe disso. Nem que tem o problema e nem que existe uma solução. Esse é um lead que precisa ser conscientizado.

Uma vez que ele perceba o problema, precisa ser informado sobre questões relativas a ele. Assim, ele vai perceber a necessidade da solução.

Em um último momento, ainda é preciso ajudar na decisão de compra. Por que comprar um produto ou serviço da minha empresa, da sua ou de uma terceira?

Perceba que saímos de um ponto x (desconhecimento do problema) até um marco Y (decisão de compra. Essa é a jornada. E o caminho percorrido usando o conteúdo oferecido como pavimento.

Do like à venda

Não me leve a mal. O like é sim importante, mas ele é apenas mais uma sinalização nessa longa estrada que o potencial cliente tem a percorrer. Isso porque quando falamos em like, estamos analisando redes sociais e o conteúdo para a melhor jornada vai muito além delas.

O conteúdo é essencial para atrair a atenção do público-alvo e despertar seu interesse. Isso pode ser feito sim (é claro!) por meio das redes sociais. Contudo podemos trabalhar também com blogs, vídeos, email-marketing, podcasts, entre outros.

Se o conteúdo é a estrada, cada um desses canais são pontos de paradas para um café ou um lanche, restaurantes, lojas de conveniência e outras utilidades que encontramos na rodovia. Quando mais estruturada a estrada (ou o conteúdo), melhor a viagem (ou a jornada).

Da mesma forma que uma parada na estrada não vende, digamos, material de construção, o conteúdo em cada plataforma de comunicação também precisa fazer sentido. Você muito provavelmente não quer comprar sacos de cimento em uma viagem de uma cidade até outra, assim como não quer consumir conteúdo inútil quando está pensando em uma compra.

Assim, quanto mais sentido fizer o conteúdo, melhor será a pavimentação a jornada do cliente. O conteúdo relevante não só engaja, mas também representa um asfalto mais liso até o momento da compra.

Sinalização perfeita, jornada mais segura

Já reparou na importância de uma boa sinalização na estrada? Com ela você evita acidentes, sabe exatamente a distância até o seu destino e não se perde pelo caminho. As sinalizações vertical e de solo são um tutorial na sua viagem por uma rodovia.

Da mesma forma, à medida que o consumidor avança na jornada, o conteúdo desempenha um papel vital de educação. As pessoas querem entender suas opções e como os produtos ou serviços com potencial de resolução de problemas. Portanto, o conteúdo informativo, como guias e tutoriais, ajudam a fornecer as informações necessárias para que o consumidor tome decisões informadas.

E tem mais! O conteúdo é uma ferramenta poderosa para estabelecer confiança. Quando uma empresa fornece conteúdo relevante e valioso, ela demonstra seu compromisso em ajudar o cliente, o que contribui para a construção de relacionamentos sólidos.

Depoimentos de clientes satisfeitos e estudos de caso também são formas de conteúdo que podem inspirar confiança. Notou que do like à compra a jornada tem mais detalhes do que a gente costuma a pensar?

Destino final: mais uma jornada

Ninguém pega a estrada simplesmente por pegar. Queremos chegar a algum lugar. Assim, a construção de uma estrada precisa de um destino final. Com o conteúdo é a mesma coisa. Queremos levar o consumidor até a compra.

Nesse sentido, o trecho final da jornada precisa ser assertivo. O conteúdo nesse ponto precisa funcionar como um influenciador da decisão final. Comparativos de produtos, avaliações de clientes e demonstrações podem ajudar o consumidor a escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

E quando acaba a viagem? Bom, essa jornada não acaba! Ainda há o conteúdo pós-venda que um papel fundamental na fidelização do cliente. Emails de acompanhamento, conteúdo exclusivo para clientes e suporte técnico são maneiras de manter o cliente engajado e satisfeito após a compra.

Uma simples mensagem no WhatsApp com um “gostou do produto?” é na verdade um convite para uma nova viagem no futuro. Afinal, por que não aproveitar todo o esforço e recursos gastos na primeira jornada fazendo uma segunda viagem bem mais em conta?

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